O implante dentário consiste em um dispositivo que é bastante utilizado na reposição dentária por próteses atualmente.
O desenvolvimento da odontologia e dos tratamentos utilizados nela ocasionou o surgimento de novos tipos de implante dentário e de próteses.
Sendo assim, nesse artigo falaremos mais a respeito dos principais tipos de implante dentário, confira:
O que é implante dentário?
O implante dentário é um dispositivo semelhante a um pino que é utilizado como forma de substituir a raiz do dente, servindo como suporte para futuras próteses dentárias.
Esse pino é fixado no osso periodontal através de uma cirurgia na qual esse osso é perfurado e o pino é inserido, e após alguns meses completa-se sua osseointegração, no processo onde o pino será envolvido pelo osso.
O implante pode ser confeccionado tanto de titânio quanto de zircônia, sendo que ambos são materiais altamente biocompatíveis, o que reduz bastante a chance de rejeição. O valor do implante dentário pode mudar de acordo com o material escolhido para realizar o procedimento.
Além disso, esses materiais não são corrosivos, portanto eles não são corroídos por ficarem o tempo todo dentro da boca, que é um local que é úmido o tempo todo.
Para que serve o implante dentário?
O implante dentário é um dispositivo que é utilizado para reabilitação oral do paciente, ou seja, ele possui a função de servir como raiz do dente para futuras próteses.
Desse modo, o implante dentário é fundamental para a reabilitação oral através do uso de próteses fixadas sobre implante.
Sendo assim, o uso do implante dentário consegue garantir mais estabilidade para a prótese dentária que é fixada sobre ele.
Portanto, ele oferece ao paciente uma oportunidade de utilizar uma prótese mais estável na qual ele não precise ficar preocupado se a prótese irá se soltar durante a mastigação ou durante a fala.
Quais são os tipos de implante dentário?
Assim como dito anteriormente, atualmente existe alguns tipos de implantes dentários, oferecendo ao paciente diversos modelos que ficam à sua disposição. Sendo assim, confira quais são os principais, além de ver como é feito o implante dentário:
1. Implante dentário convencional
O implante convencional consiste no modelo tradicional que possui o formato semelhante a um pino e é fixado no osso periodontal.
Ele pode ser utilizado sozinho, para a instalação de uma prótese fixa unitária ou para a instalação de uma ponte fixa, mas também pode ser utilizado em conjunto para a fixação de pontes fixas, protocolos ou overdentures.
Esse tipo de implante requer que o paciente possua uma certa densidade óssea para utilizá-lo, visto que o osso é responsável por fixar o implante.
Caso o paciente não possua o volume ósseo necessário ele pode optar por realizar o enxerto ósseo ou optar por outro tipo de implante.
Após sua fixação o paciente deve aguardar um período de tempo determinado para realizar a fixação do implante dentário, visto que esse período é responsável pela osseointegração.
Desse modo, após esse tempo o paciente pode realizar a instalação da prótese dentária desejada e enfim repor os dentes perdidos.
2. Implante dentário de carga imediata
O implante dentário de carga imediata é um tipo de implante dentário que é utilizado quando o paciente deseja repor os seus dentes com próteses sobre implante dentário de modo rápido.
Esse modelo de implante é semelhante ao implante convencional, porém ele não exige que o paciente aguarde pelo período de osseointegração para realizar a instalação da prótese dentária.
Sendo assim, esse tipo de implante dentário permite que o paciente já saia do consultório com sua prótese dentária logo após instalar o implante.
Porém é importante lembrar que apesar de esse tipo de implante não necessitar do período de osseointegração, ainda é importante que o paciente tenha cuidado com o implante, pois podem surgir complicações.
3. Implante dentário zigomático
O implante dentário zigomático é um tipo diferente de implante dentário, pois diferentemente dos outros modelos, ele não é fixado no osso periodontal.
Sendo assim, esse tipo de implante dentário é fixado no osso zigomático do paciente, que é o osso que corresponde à maçã do rosto, o que também é o motivo de ele ter esse nome.
Por se tratarem de implantes que são fixados no osso zigomático, eles são utilizados apenas na arcada superior.
Desse modo, o fato de serem fixados no osso zigomático também faz com que eles possam ser utilizados mesmo quando o paciente não possui o volume ósseo exigido no osso periodontal.
Portanto, ele também pode ser utilizado como uma alternativa ao enxerto ósseo na arcada superior.
Assim como os implantes convencionais, eles também exigem que o paciente aguarde o período de osseointegração para instalar a prótese dentária.
Além disso, apesar de ser um implante que é fixado em um local diferente e possuir um formato diferente, esse tipo de implante é utilizado para fixar as mesmas próteses que o implante convencional.
LEIA TAMBÉM: Implante dentário dói? Conheça os cuidados que se deve ter
Por que escolher uma clínica de confiança para colocar seu implante dentário?
Na hora de colocar seu implante dentário, é importante que o paciente escolha uma clínica de confiança para instalá-los.
A escolha de uma boa clínica é importante pois é nela que será realizado todo o procedimento de instalação e de acompanhamento.
Portanto, confie na OralDents na hora de colocar seu implante dentário. Com ela você conta com profissionais altamente qualificados, além de contar com ótimos equipamentos para lhe atender da melhor forma.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!