A ATM é uma das articulações mais importantes do corpo humano e é responsável pela movimentação da mandíbula.
Sendo assim, neste artigo você irá conferir mais sobre o que é ATM, os problemas que afetam ela, suas causas e tratamentos:
ATM o que é?
A ATM, ou articulação temporomandibular, consiste na articulação que liga o crânio à mandíbula e é composta principalmente pelo côndilo mandibular, disco articular e fossa mandibular. A articulação temporomandibular fica localizada logo próximo aos ouvidos.
Essa articulação é uma das mais utilizadas do corpo humano e é fundamental para a realização de diversas funções essenciais do corpo humano, como a fala e a alimentação.
Ela também é uma das articulações mais complexas do corpo, visto que possui a capacidade de se movimentar em diversas direções.
No entanto, da mesma forma que as demais articulações do corpo, a ATM também é suscetível a problemas que podem gerar problemas desagradáveis.
Esses problemas na ATM recebem o nome de disfunção da articulação temporomandibular e podem ser causados por diversos fatores, de forma a ter uma única causa ou várias.
O que é disfunção temporomandibular (DTM)?
A disfunção temporomandibular, ou DTM, é o nome dado aos problemas que afetam negativamente a ATM, ou articulação temporomandibular, podendo chegar a comprometer seu funcionamento.
Ela pode ser causada por diversos hábitos que podem ser prejudiciais à saúde da articulação ou até mesmo por problemas como artrite.
Sendo assim, a DTM consiste em um conjunto de sintomas que afetam a articulação temporomandibular e os músculos envolvidos em sua movimentação.
Ela também pode ser dividida em alguns tipos, confira quais são os principais:
Muscular
É a DTM que acontece quando há uma tensão excessiva nos músculos responsáveis por sua movimentação, o que pode ocorrer por vários motivos, como o déficit nutricional, desgaste ou lesões musculares.
Geralmente esse tipo de disfunção temporomandibular tende a causar dores nos músculos ao tocá-los e dificultar a abertura da boca.
Articular
A DTM articular diz respeito a disfunção que ocorre quando o problema é derivado da articulação e suas principais causas tendem a ser traumas localizados, doenças degenerativas, como artrite, e o desgaste.
Desta forma, esse tipo de DTM é caracterizado pelo deslocamento ou desgaste do disco articular.
Mista
A disfunção mista ocorre quando há uma tensão excessiva tanto na articulação quanto nos músculos e tende a ser o tipo mais comum.
Qual a diferença entre ATM e DTM?
Apesar de possuírem siglas muito parecidas, a ATM e a DTM são bastante diferentes. Isso se deve ao fato de que a ATM diz respeito à articulação temporomandibular, que é a articulação responsável pelos movimentos da mandíbula.
Já a DTM diz respeito à disfunção temporomandibular, ou seja, aos problemas que afetam a ATM.
Quais são os sintomas de disfunção na ATM?
A disfunção na ATM é um problema que tende a causar alguns sintomas bastante incômodos que podem surgir isoladamente ou um conjunto, sendo assim, confira quais são os principais sintomas da DTM:
- Dor facial e nos músculos envolvidos na movimentação da mandíbula;
- Dor de cabeça;
- Estalos ao abrir e/ou fechar a boca;
- Trismo;
- Sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
- Dor ao abrir muito a boca;
- Zumbido no ouvido;
- Ronco;
- Desgastes e fraturas dentárias reincidentes.
Quais são as causas da disfunção na ATM?
A disfunção da ATM não possui uma causa específica, no entanto, existem um conjunto de motivos que são entendidos como possíveis causas para o surgimento da disfunção.
Sendo assim, confira quais são os principais motivos que são entendidos como causas da DTM:
- Bruxismo;
- Fatores genéticos;
- Artrite;
- Má-oclusão dentária;
- Próteses e restaurações mal dimensionadas;
- Desalinhamento dentário;
- Traumatismo;
- Postura incorreta;
- Desordens musculares;
- Abertura excessiva da boca.
Quais os tratamentos para disfunções na ATM?
Apesar de a disfunção na ATM não possuir uma causa específica, é possível encontrar diversos tipos de tratamentos, que podem ser receitados tanto por um dentista quanto por um médico.
O tratamento a ser escolhido irá depender da causa e do tipo de DTM, e a partir desses fatores o profissional será capaz de decidir o tratamento mais adequado.
Confira quais são os principais tipos de tratamento da DTM:
Medicamentos
Algumas vezes, o tratamento mais indicado para a disfunção da ATM é feito através de alguns medicamentos específicos que podem variar de acordo com alguns fatores.
Geralmente o tratamento utilizando medicamentos são feitos através do uso de analgésicos mais fortes e alguns anti-inflamatórios. Além disso, também podem ser indicados alguns relaxantes musculares e até mesmo calmantes para o alívio dos sintomas.
Placa miorrelaxante
A placa miorrelaxante consiste em um aparelho que se encaixa nos dentes e atua com o objetivo de aliviar ou desprogramar o bruxismo nos dentes, ou seja, o ranger e o apertar de dentes.
Ela possui dois modelos, sendo um confeccionado de acrílico e outro de silicone, onde a de acrílico é utilizada para tratar o bruxismo excêntrico e a de silicone para tratar o bruxismo cêntrico.
Sendo assim, ela é utilizada para tratar a DTM apenas quando ela é causada pelo bruxismo.
Fisioterapia
A fisioterapia para tratar a DTM consiste em um conjunto de técnicas que são realizadas a fim de reeducar a ATM do paciente.
Além disso, ela também pode realizar algumas massagens e técnicas que são responsáveis por proporcionar um alívio e o realinhamento da articulação.
Laserterapia
A laserterapia consiste em um tratamento que utiliza um laser de baixa intensidade para promover um alívio da dor da articulação, reduzindo inflamações e estimulando a reparação dos tecidos.
Ultrassom
Esse tratamento consiste na emissão de ondas ultrassônicas que possuem a função de promover um alívio da dor e de alguns dos sintomas da DTM.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a oportunidade de identificar o problema da DTM com maior facilidade.
Dessa maneira, com a identificação precoce o dentista pode iniciar o tratamento mais cedo, oferecendo assim uma chance maior de solucionar o problema.
Elas também garantem que seja possível identificar e tratar possíveis problemas bucais, como a cárie e o tártaro.
Também é possível realizar tratamentos rotineiros, como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
A profilaxia também garante a possibilidade de realizar a raspagem de tártaro e remoção da placa bacteriana.
Logo, as visitas periódicas também tornam possível o aconselhamento a respeito de bons hábitos de higiene bucal, fazendo assim com que o paciente melhore seus cuidados diários.
Portanto, uma visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!