O dente escuro é uma condição na qual os dentes do paciente vão perdendo sua aparência branca ao decorrer do tempo e vão assumindo uma tonalidade mais escura com o passar do tempo.
Sendo assim, confira mais sobre o dente escuro no artigo abaixo:
Por que ficamos com o dente escuro?
Podemos ficar com o dente escuro por vários motivos, sendo que geralmente os motivos se resumem ao escurecimento do esmalte dentário ou ao comprometimento da polpa dentária.
O escurecimento também ocorre naturalmente ao passar do tempo, dessa forma, por mais que tenhamos bons cuidados com os dentes, seu escurecimento é um processo que ocorre naturalmente ao decorrer da vida.
Porém, apesar de o fato de ficarmos com o dente escuro ser um processo natural, existem alguns outros fatores que podem acelerar esse processo.
Dente escurecido o que pode ser?
Assim como dito anteriormente, existem diversos motivos que podem nos levar a ficarmos com o dente escuro. Confira quais são os principais motivos:
Consumo de alimentos muito pigmentados
Todos os dentes possuem o esmalte dentário, que é a camada mais externa e é responsável por proteger o dente e também acaba conferindo a ele sua tonalidade.
O alto consumo de alimentos com a pigmentação muito forte pode acabar fazendo com que essa camada escureça, o que por sua vez deixa o dente escuro.
Escurecimento natural dos dentes
Os dentes possuem várias camadas, sendo o esmalte dentário sua camada mais externa. Essa camada surge juntamente com o dente e não se regenera.
Sendo assim, é normal que ela vá se escurecendo com o passar do tempo de forma gradativa, ou seja, o paciente não irá ficar com o dente escuro num piscar de olhos.
Alguns medicamentos
Existem alguns medicamentos que quando consumidos podem vir a alterar a tonalidade dos dentes, sendo a tetraciclina um ótimo exemplo de medicamentos que escurecem os dentes.
No caso do escurecimento causado pela tetraciclina, ele era causado pelo seu consumo durante a infância, que ocasionava o comprometimento da tonalidade dos dentes.
Após perceber os efeitos colaterais desse medicamento na coloração dos dentes ele passou a ser substituído por outros que não afetam a tonalidade dos dentes.
Problemas no tratamento de canal
O tratamento de canal é um procedimento no qual a polpa do dente é removida e suas raízes seladas, para evitar novas contaminações e logo em seguida o local onde ficava a polpa dentária é preenchido com uma resina.
Porém, em alguns casos, podem ocorrer problemas no tratamento de canal, o que deixa o dente escuro por dentro por conta de possíveis hemorragias ou restos mortais da polpa do dente.
Consumo de cigarros
O consumo de cigarros é um hábito muito nocivo para a saúde do corpo humano e também para o bem estar dos dentes.
Isso se deve ao fato de que o cigarro possui uma substância em sua composição que se adere a superfície dos dentes, o acaba o escurecendo e também contribui para o aparecimento de outras condições que podem afetar a saúde dos dentes.
Problemas de saúde dos dentes
O tártaro, a placa bacteriana no dente e a cárie são problemas derivados do acúmulo de bactérias nos dentes que ocorre por conta de partículas de alimentos que ficam presos em sua superfície.
Esses problemas, além de comprometerem a saúde do dente, alteram sua tonalidade, visto que a placa resulta no amarelamento enquanto o tártaro e a cárie formam manchas escuras na superfície dos dentes.
Traumas dentários
Quando o paciente sofre algum trauma nos dentes, pode acabar ocorrendo algum tipo de lesão que compromete a saúde do dente.
Algumas vezes essas lesões podem resultar no rompimento de algum vaso sanguíneo na polpa do dente, o que acaba causando o escurecimento interno dos dentes.
Esses traumas podem ocorrer durante a prática de algum esporte de contato ou devido a algum acidente.
Como clarear um dente escuro?
O escurecimento dos dentes é um processo natural da vida do ser humano, sendo que ele também pode ocorrer por outros fatores externos.
Porém, o dente escuro não é definitivo, pois existem alguns procedimentos que possuem o objetivo de promover o clareamento dos dentes. Confira quais são os principais:
Clareamento dental
O clareamento dental é um procedimento no qual é utilizado um agente clareador que possui um agente abrasador para promover o branqueamento dos dentes.
O clareamento externo promove o branqueamento dos dentes a partir da remoção das partículas pigmentadas presentes nas camadas mais externas do dente.
Já o clareamento interno garante que seja feita a remoção das manchas internas dos dentes garantindo assim que o dente fique mais branco.
Lente de contato dental e facetas
A lente de contato dental e as facetas consistem em finas películas que são colocadas sobre os dentes para conferir a eles a aparência desejada.
Sendo assim, elas são uma forma que o paciente possui de deixar seus dentes com o formato e a tonalidade desejadas.
Saiba mais sobre esse procedimento em nosso podcast completo:
Faça seu clareamento dental em uma clínica de confiança
Na hora de escolher em qual clínica você irá realizar seu clareamento dental é importante escolher uma clínica confiável que conta com profissionais capacitados e bons equipamentos para atendê-lo da melhor forma.
Além disso, bons profissionais também serão capazes de passar as orientações corretas a respeito de como fazer clareamento dental caseiro e quais cuidados deve-se ter durante o procedimento.
Sendo assim, a OralDents possui profissionais altamente capacitados para lhe atender da melhor forma e orientá-lo da melhor forma.
Portanto, na hora de realizar seu clareamento dental procure uma clínica OralDents próxima a você.
A visita a uma clínica odontológica OralDents não visa só um sorriso mais bonito, mas também uma melhor qualidade de vida.
O seu sorriso é nossa prioridade! Confie na OralDents!